top of page

 

 

AS AVENTURAS DE BOB.

(O cachorro de Letícia e Sophia)

Olá amiguinhos,

Hoje vamos conhecer um pouco sobre um cachorro de raça Husky Siberiano; e depois eu vou contar algumas experiência que temos vivido com um que temos em nossa casa.

Geralmente as crianças gostam muito de cachorro, não é verdade? Umas tem medo mas outras conseguem se embolar com eles pelo chão. Eu tenho um neto de um ano e meio (Mateus) que se embola e faz muita bagunça com a cadela dele que se chama "LUA". Quando ele vem para minha casa ele quer fazer  mesma coisa com "BOB" – o cachorro de Letícia e Sophia (nossas netas) que está aqui em casa agora pois elas foram morar fora. Mariana nossa neta de três anos também tem um cachorro que se chama "POLO" e as vezes ela está comendo biscoito no sofá e "POLO" faz uma travessura quando Mariana está destraída; pula no sofá e toma o biscoito da mão dela. Assim são os cachorros, gostam da nossa companhia e mostram sempre a sua fidelidade.

BOB é um Husky Siberiano e quero contar para vocês um pouco da história dessa raça de cachorro. Então vamos lá!!!!

 

Apesar da sua cara de lobo, o Husky Siberiano é um cão muito sociável e adora estar na companhia de outros animais ou seres humanos.

O povo Chukchi do nordeste da Ásia desenvolveu a raça hoje conhecida como Husky Siberiano. Sua origem é desconhecida, mas ele é obviamente do grupo spitz, que evoluiu por centenas de anos como um cão de trenó para esses povos nômades. Durante a corrida do ouro no Alasca, os cães se tornaram parte vital da vida nas regiões do Ártico, e as corridas de cães eram o entretenimento preferido. As corridas de apostas no Alasca, que cobriam mais de 600 km entre "Nome" e "Candle", eram muito populares, e em 1909 os Chukchi trouxeram da Sibéria a primeira equipe de huskies. Menores e mais dóceis do que a maioria dos competidores, eles despertaram pouca admiração, com exceção de um criador, que de tão impressionado, importou 70 cães para treiná-los para a corrida de 1910. Suas três equipes chegaram em primeiro, segundo e quarto lugar, e assim marcaram um momento de incomparável domínio dos Huskies nessa corrida. Ao longo do ano, os cães se mantiveram como puxadores de trenó, mas em 1925 alcançaram seu maior sucesso. Equipes de huskies correram 540 km com soro salva-vidas para a difteria que atingia "Nome" e foram responsáveis por salvar a cidade. Existe uma estátua em homenagem a esses cães no Central Park. Os primeiros huskies siberianos chegaram ao Canadá e depois aos Estados Unidos por volta dessa época. O AKC reconheceu a raça em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos siberianos trabalharam em equipes de busca e salvamento do Exército Americano, conquistando mais tarde a admiração do público. A popularidade da raça continuou a crescer até se tornar tão amado como cão de estimação quanto era como cão de exposição ou de trenó. Ele continua a ser uma das mais populares raças do Ártico.

 

O HUSKY SIBERIANO É USADO TAMBÉM PARA PUXAR TRENÓ, POIS TEM MUITA FORÇA. MAS ELES SÓ CONSEGUEM FAZER ISSO EM GRUPO - ISSO SE CHAMA UNIDADE!!!

VEJA COMO É O TEMPERAMENTO DO HUSKY SIBERIANO.

Divertido, aventureiro, alerta, independente, inteligente, teimoso, travesso e obstinado. Tudo isso descreve o Husky Siberiano. Essa raça adora correr sempre que pode. Geralmente se dá bem com outros cães da casa. Na verdade, ele é um cão muito social que precisa da companhia de outros cães ou de seres humanos. Ele pode caçar gatos ou gado. Alguns uivam, cavam e roem.

COMO CUIDAR DO HUSKY SIBERIANO.

Esse é um cão ativo, uma raça criada para correr quilômetros sem se cansar. Ele precisa de amplos exercícios todos os dias, seja em longas corridas ou longos passeios sem coleira em área segura. Ele também adora puxar e gosta de tempo frio. Seu pelo precisa ser escovado uma a duas vezes por semana. Todos os dias, durante as trocas de pelo.

 

OBS: Voce sabia que assim como nós cuidamos bem do nosso cachorro ou outro animal de estimação, Deus também cuida de nós com muito amor e carinho?  Os cachorros são animais muito fiéis e sempre retribuem ao seu dono o carinho que recebem; nós, também, precisamos retribuir ao nosso Deus todo carinho, amor e fidelidade que Ele tem para conosco. Pense nisso!!!

Agora eu vou contar para voces algumas travessuras de BOB (o cachorro de Letícia e Sophia).

O husky siberiano tem o instinto de caça. BOB tem olhos azuis, briga para sair de manhã e de terra e gosta de correr. As vezes, quando estou saindo com ele dou uma corridinha dentro do condomínio. Ele adora e se deixar ele vai me puxando. Seis horas da manhã ele começa a bater a sua pata na porta de vidro como que quisesse dizer: pessoal, está na hora de sair comigo. Agora na primavera ele está soltando muito pelo pois está renovando a sua pelagem. O huskey  siberiano tem uma pelagem muito espessa pois é cachorro de região muita fria como a Sibéria que fica lá no Polo

Ártico. Depois vamos conhecer um pouco sobre a Sibéria.

     BOB E O PORCO ESPINHO:

Era um dia de semana na casa de Letícia e Sophia. Passaram o dia bem, foram para a escola pela manhã, a tarde ficaram em casa e quando chegou a noite estavam se preparando para dormir; quando, então, apareceu um porco espinho subindo pela parede da varanda da frente. BOB não quis conversa, avançou no porco-espinho e o atacou. O porco-espinho para se defender soltou seus espinhos sobre BOB que ficaram cravados no seu pelo. Para resolver esse problema os pais de Letícia e Sophia tiveram que levar ele para uma clínica onde o veterinário tirou todos os espinhos. Voce sabia que Jesus também recebeu uma coroa de espinhos na Sua cabeça quando estava sendo perseguido pelos romanos até a morte. Jesus entregou a Sua vida por toda a humanidade para que o plano do "PAI" fosse cumprido aqui na terra. Depois da Sua morte de cruz o "PAI'' ressuscitou Jesus que subiu para o céu e mandou o Espírito Santo para a terra para fazer um trabalho de purificação e santificação em todos nós. O plano do "PAI" é que também participemos da mesma ressurreição que Jesus participou e voltemos à presença do nosso Deus e desfrutemos da vida eterna. Tudo isso está na Bíblia. Vá lendo a Bíblia e conhecendo as histórias de Jesus.

Qualquer dúvida pergunte a papai e mamãe.

                                   

                               CONHEÇA UM POUCO SOBRE O PORCO-ESPINHO.

 

 

 

 

 

Características físicas: as partes superiores são cobertas com fortes espinhos farpados de coloração branca ou amarelo pálido na base e na ponta, e preto ou marrom escuro no centro. Estes "espinhos", que na verdade são pêlos duros modificados (vibrissas), alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda. A região ventral é mais clara que a dorsal e é coberta por espinhos pequenos e macios. Sua cauda longa e preênsil tem entre 30 a 57 cm, com a parte anterior espinhosa e a posterior nua. Esse animal tem em média 54 cm de comprimento e pesa cerca de 4 kg.

Alimentação: come sementes de frutos, cocos, cascas de árvores e provavelmente folhas. Pode, eventualmente, invadir roças e pomares.

Biologia e comportamento social: solitário, sai à noite ou na hora do crepúsculo em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores.

Reprodução: após uma gestação que dura de 195 a 210 dias, nascem um ou dois filhotes com cerca de 390g. Ele é alimentado diariamente pelos pais por cerca de 70 dias.

Predadores: jaguatirica e outros felinos.

Longevidade: média de 10 anos.

Habitat: em todo o país.

            EU SOU BOB, O CACHORRO DE LETÍCIA E SOPHIA. EU GOSTO MUITO DE CAÇAR!!!

     BOB E A SUCURI:

   Voces conhecem a cobra Sucuri?

   Vou contar um pouco sobre ela.

A Sucuri é uma cobra sul-americana das quais existem quatro espécies diferentes sendo que três delas podem ser encontradas no Brasil. São elas: Sucuri-amarela (Eunectes notaeus), Sucuri-verde (Eunectes murinus), Sucuri-malhada (Eunectes deschauenseei) e Sucuri-da-Bolívia (Eunectes beniensis).

Ela é considerada uma das maiores serpentes do mundo (perdendo apenas para a Piton) e não é peçonhenta. Ainda assim é muito perigosa devida sua força e tamanho já que pode chegar a 10 metros de comprimento se tratando de uma fêmea. A sucuri é semi-aquática e tem hábitos crepusculares ou noturnos.

Sua alimentação inclui peixes, capivaras, aves, felinos, bezerros e até mesmo jacarés. Para conseguir uma presa ela costuma ficar escondida nas margens de rios e quando avista algum animal desavisado, ataca principalmente na região do pescoço. Logo em seguida ela envolve o corpo da presa e a mata por constrição ou afogada puxando-a para debaixo d'água.

 O período de acasalamento das Sucuris ocorre entre os meses de abril e maio. Nesta época os machos detectam as fêmeas pela liberação de ferormônios e em alguns casos se enrolam em torno do corpo dela para disputá-la. O ritual acontece dentro d'água onde nascem os filhotes cerca de 8 meses depois

AGORA VAMOS A AVENTURA DE BOB COM A SUCURI.

 

Era um dia de sábado e estavamos em casa com BOB. Entre 3:30 e 4:00 horas da tarde eu sai com ele para seu passeio costumeiro. Voltamos e de repente BOB começou a fusar por detrás do sofá insistentemente. Reclamamos com ele mandando ele sair dali mas ele insistia. Então Sérgio (o vovô de Letícia e Sophia) me disse: Vera, tem alguma coisa aqui atrás do sofá; segure BOB que eu vou ver o que é. Então, eu segurei BOB e Sérgio arrastou o sofá e de repente, um susto - era uma cobra..

 

Olhamos um para o outro, coloquei BOB dentro de casa, e chamamos os vizinhos. Pensamos, a princípio que era uma jiboia, mas devido a sua pele escura descartamos essa idéia. O alvoroço foi grande no condomínio pois nunca tinha aprecido uma cobra de 2 metros dentro de casa - esse era o seu tamanho. Resolvemos, então, chamar a polícia ambiental que veio de Salvador, pois moramos em um município vizinho, para capturá-la. BOB estava em casa com as portas fechadas porém a janela da sala estava aberta, então ele pulou e voltou para o local onde a cobra estava. Ele queria terminar o trabalho dele mas não sabia que a sucuri podia se enrolar nele, quebrar os seus ossos e engoli-lo. 

 

Depois de uma hora a polícia ambiental chegou com uma gaiola e um gancho na mão e capturou a sucuri. Disseram que iam jogar em uma das lagoas da Av. Paralela; voces sabem que devemos preservar a natureza, mas os animais tem que estar em seu habitat natural. BOB virou o herói do condomínio a partir daquele dia. Realmente, vivemos grandes aventuras na companhia de BOB.

VOCES SABEM QUE NA BÍBLIA, QUANDO ESTUDAMOS SOBRE  A CRIAÇÃO DO MUNDO A SERPENTE TAMBÉM APARECE? VOCE ENCONTRA ESSE FATO NO LIVRO DE GÊNESIS -

CAPÍTULO UM EM DIANTE. 

VOU RELEMBRAR UM POUCO ESSE FATO:

 

A terra estava sem forma e vazia e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Nós já sabemos que o nosso Deus gosta de cores, de plantas, do céu azul, do mar; então Ele olhou para a terra e disse: "EU vou criar uma nova terra. Vou colocar animais, plantas, vou colocar os astros para iluminar e decorar todo o universo. Vou dar limite aos mares e criar uma porção seca que vou chamar de terra. Ah! A minha terra vai ficar linda"!!!

 

E quem vai desfrutar de tudo isso?  - perguntou Deus.

Eu vou ter que criar, também, o homem!!! 

 

Então Ele criou a Adão e depois fez surgir a Eva para ser companheira de Adão, porque voces sabem que viver sozinho não é muito bom. Adão e Eva, então, herdaram essa terra linda que Deus criou, eles tinham autoridade sobre todos os animais, inclusive foi Adão quem deu o nome aos animais segundo uma ordem divina - voce sabia disso?.

 

Deus estava sobre Adão e Eva e queria que eles fossem obedientes às Suas ordens. Então disse para eles: "Adão e Eva, voces podem comer de todos os frutos desse jardim, mas daquela "árvore do conhecimento do bem e do mal" voces não estão autorizados a comer". Mas Adão e Eva ficaram curiosos para saber o porque daquela proibição e, então, apareceu uma serpente (não sei se era sucuri, jiboia ou cascavel) e convenceu eles a comeram, desobedecendo a ordem de Deus. A partir desse momento Deus ficou muito bravo com eles e expulsou eles do Seu jardim.

 

Vejam o que pode acontecer quando desobedecemos a Deus: Ele pode nos abandonar e não querer mais conversa conosco.

Nessa história o espírito mal foi simbolizado pela serpente, mas sabemos que a serpente é uma criação de Deus e é importante para preservar o equilíbrio da natureza. Então o importante é não desobedecermos nem aos nossos pais, nem a Deus, nem aqueles que estão hierarquicamente acima de nós. Dessa forma seremos sempre abençoados e protegidos.

 

A medida que BOB for vivendo novas aventuras, eu vou colocando aqui para voces lerem. OK?  Até uma próxima oportunidade.

Chegou a próxima oportunidade para falar de Bob. Jesus, o criador de todos os animais passou por aqui e falou: "Bob, vamos fazer uma viagem comigo"? "Está na hora de deixar essa terra, pois tudo aqui é passageiro. E Bob se foi, porém sempre esteve ativo e saltitante para passear até o último minuto da sua vida. Deixou saudades em todos pela sua fidelidade e ternura, mas Deus é tão bom que nos deu a capacidade de superar a saudade daqueles que se vão. Assim como cada um de nós, Bob deixou um legado para todos que conviveram com ele nesses 12 anos da sua existência. Obrigada Bob, estamos muito agradecidos com Deus porque voce não sofreu. Sua partida foi rápida e recebeu a atenção e o cuidado do médico que lhe assistiu na última etapa da sua vida.

  

 

Husky siberiano.jpg
Husky siberiano 1.jpg
BOB 1.jpg
PORCO-ESPINHO.jpg
Serpente.jpg
bottom of page