Para os pequenos
Reflexões
AJUDE A SEU FILHO A AMAR A JESUS
Vera Reflexões tem uma grande preocupação com a influência dos valores do mundo na mente das crianças e adolescentes, que na maioria das vezes são contrários aos valores cristãos. A mente que ainda está em desenvolvimento recebe as informações que lhe são passadas e vai arquivando essas informações, como fazemos no nosso desktop, que irão contribuir para a formação da personalidade e caráter daquele ser.
Por outro lado temos visto como a sociedade vem se deteriorando e o perigo que temos de ter uma nova geração com valores deturpados contribuindo, assim, para uma sociedade descrente, materialista e sujeita ao juízo divino. Devido a isso, queremos levar os pais, avós, educadores e cuidadores cristãos a uma reflexão que tem como título: "Ajude a seu filho a amar a Jesus".
Como podemos fazer com que alguém se interesse em conhecer uma pessoa? A primeira coisa que devemos fazer é começar a falar sobre ela. E se começarmos a falar de Jesus, com certeza vai despertar nas nossas crianças a curiosidade em saber quem é essa pessoa. Devemos fazer com que esse conhecimento de Jesus leve a criança a desejar ser como Ele, a andar como Ele, aplicando esses ensinamentos a sua vida prática.
Desde do útero materno podemos começar a conversar com o nosso bebê sobre Jesus e continuar com essa prática durante todo o seu desenvolvimento; voce já estará ministrando a seu espírito e terá muitas surpresas durante essa convivência. Falar de Jesus é falar de amor e podemos iniciar esses ensinamentos mostrando à criança a necessidade de amar, confiar e obedecer. Podemos dizer que esses são 3 pilares importantes, principalmente, no nível espiritual, para os primeiros anos da vida da criança. Quando a criança aprende a amar, confiar e obedecer aos pais, tem mais facilidade de amar, confiar e obedecer ao Senhor. Começa a fazer parte do seu caráter manifestando, assim, de uma forma natural na sua caminhada.
Essas lições iniciais fazem parte da estrutura básica para experiências espirituais futuras. Aprender a confiar é um estágio inicial do desenvolvimento da personalidade. Veja como o bebê aprende a confiar em sua mãe, porque ela manifesta amor quando sacia a sua fome, quando troca a sua fralda deixando-o confortável, quando o coloca para arrotar...
Os pais devem deixar claro para a criança que essas atitudes ele aprendeu com o Senhor, que sempre atendeu e supriu as suas necessidades. Transmitir o amor de Deus aos nossos filhos é um processo de cada momento que surge de repente. Por isso devemos estar atentos às oportunidades, para introduzir os ensinamentos de Cristo na vida prática das crianças. Ouvir aos filhos quando eles nos procuram é uma atitude de amor, pois os pais muitas vezes tem deixar de lado o cansaço, suas prioridades, seus direitos, como fez Jesus para conosco, se entregando totalmente por amor de todos nós.
Leia o (Sl 116:1,2) e veja a experiência do salmista com Deus: "Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver".
Voce percebe que houve um sentimento de gratidão gerando, consequentemente, um amor; no Verso 2 vemos que foi gerado uma confiança porque o Senhor inclinou os seus ouvidos para ele.
Quando a criança não experimenta o amor durante a infância, quando se torna adulto tem, também, dificuldade em manifestar amor. E terá dificuldade em entender o amor de Deus.
Lembre que através de Deus nunca é tarde demais para transbordarmos em amor, e o suprimento Dele é inesgotável.
Que o Senhor lhe abençoe com essas palavras!!!