Para os pequenos
Reflexões
QUEM É O MELHOR AMIGO DO HOMEM? VOCE SABE?
September 14, 2018
Sempre ouvi falar dessa expressão, mas na prática, nunca a tinha comprovado como o foi no mês passado. Conheça essa história!!!
Nosso filho mais velho e família se mudaram para o Canadá e, como moravam numa casa, tinha também um Rusky Siberiano chamado BOB, um belo exemplar de olhos azuis, em pleno vigor físico, apesar dos seus 11 anos. Com essa mudança surgiu o impasse – O que fazer com BOB, quem iria cuidar dele, com quem deixar?
A princípio nós rejeitamos a ideia de ficar com ele, com argumentos legítimos e BOB foi morar na casa de outro filho, que já tinha uma cadela Golden Retriever. BOB só conseguiu ficar lá por duas noites. Seus latidos incomodaram a vizinhança de tal forma que não tivemos outra solução e, atendemos ao pedido do síndico daquele condomínio. Recolhemos BOB para o nosso lar.
Inicialmente não entendi o motivo de BOB ter latido tanto naquelas duas noites, já que é muito silencioso, e não é de incomodar a ninguém. Como veremos a seguir, foi a obra do Espírito Santo que o fez latir, como que pedindo para vir morar conosco.
O Senhor também utiliza a vida dos animais para nos falar, orientar e nos proteger.
BOB então veio morar conosco e começamos a ver como estava sendo bom, para mim e para minha esposa, por conta das duas caminhadas diárias com ele.
BOB estava nos ajudando a fazer exercícios, cuidando das nossa saúde.
No final da tarde do último sábado, estávamos em uma das salas da casa, a qual dá para um jardim e BOB veio e começou a cheirar pelos cantos de um sofá grande que temos ali. Reclamei com ele: “BOB saia daí, pra fora”! Mas ele continuava sem ouvir meus comandos. Então falei para minha esposa: Deve ter alguma coisa atrás desse sofá: Puxei levemente, e como era final da tarde e sem meus óculos, vi algo por detrás parecido como uma almofada e pensei comigo: Nosso netinho de pouco mais de um ano deve ter jogado a almofada por detrás do sofá, então estiquei a minha mão para pegar... vi pelo tato que não se tratava disso quando, então, resolvi puxar mais o sofá deslocando-o da parede.
Para surpresa nossa, vi uma enorme cobra de uns 2 metros de comprimento. A princípio pensei que fosse uma jiboia. Os vizinhos vieram para nos apoiar e resolvemos chamar a Polícia Ambiental. Quando os policiais fizeram a captura nos disseram com espanto que tratava-se de uma Sucuri... Não tive como não pensar nos meus netos e netas exatamente no local onde mais ficam brincando. A polícia ambiental capturou sucuri e a levou para seu ambiente natural e BOB se converteu na estrela do condomínio.
Demos graças a Deus por esse livramento e por essa lição. O Senhor sempre atende as orações dos justos, não é verdade?. Constantemente pedimos pela proteção física e espiritual da nossa casa, nossos familiares, amigos e irmãos e podemos experimentar nessa experiência a fidelidade do Senhor!
Então fica o questionamento:
Afinal, quem é o melhor amigo do homem? Os cachorros tem esse título pela sua fidelidade mas sabemos que o seu Criador é mais fiel do que qualquer animal por Ele criado. Ele se deleita em nos proteger, principalmente quando clamamos a Ele e desenvolvemos uma intimidade.
Devemos sempre lembrar da fidelidade do nosso Deus e como Ele sempre está a postos para nos proteger.
Ele é um atalaia fiel.
O PODER DE DEUS PAROU O SOL E A LUA.
August 19, 2018
Vídeo do movimento de rotação e translação da terra.
https://youtu.be/GI3rBwqwDbw (rotação).
https://www.youtube.com/watch?v=qc1rzryczdw (translação).
A Palavra de Deus, sem dúvida, é muito poderosa. E a Palavra de Deus na boca de homens e mulheres que O buscam também manifestam esse poder. Josué, um servo de Deus, viveu essa experiência.
Voce quer conhecer um pouco dessa história? Então vamos juntos!!!
Voce tem na foto dessa página a posição do sol, da terra e da lua. Vemos, portanto, que o sol e a lua se mantem parados e a terra é quem gira em dois movimentos mais conhecidos como rotação e translação. O movimento de rotação (a terra gira em torno do seu próprio eixo) define os dias e as noites; o movimento de translação (a terra gira em redor do sol) define as estações do
ano.
Cientistas comprovam o dia em que o sol parou, descrito na Bíblia por Josué
Pesquisadores israelenses conseguiram encontrar o dia exato em que o pôr do sol se atrasou em quase um dia inteiro, durante uma batalha, relatada no livro de Josué.
O que ocorreu no capítulo 10 do Livro de Josué?
De acordo com o relato bíblico descrito em Josué 10:12-14, o movimento da Terra parou por quase um dia inteiro e tardou o pôr do sol, garantindo uma vitória épica a Israel. A história descrita pela Bíblia foi comprovada por uma equipe de cientistas israelenses, com o apoio de dados da Nasa.
Três pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Berbesá, Israel, publicaram um artigo afirmando que naquele momento houve um eclipse solar. Eles ainda conseguiram encontrar a data em que a batalha aconteceu: 30 de outubro de 1207 a.C.
“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom!’ O Sol parou, e a Lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos. O Sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs”, diz o trecho de Josué 10:6-14.
6. Enviaram, pois, os homens de Gibeom a Josué, ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós.
7. Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos.
8. E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.
9. E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.
10. E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.
11. E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.
12. Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
13. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto nãoestá escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
14. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Voce pode até perguntar porque na redação da Bíblia diz que o sol se deteve pois, como já vimos, quem se movimenta é a terra. Na verdade quem se deteve foi o "por do sol" devido ao fato da terra ter parado o seu movimento de rotação.
É importante não esquecermos que “a Bíblia faz uso de uma linguagem comum, não técnica”, e que “o uso de uma linguagem não científica não vai de encontro à ciência, pois ela é anterior à ciência” (Norman Geisler e Thomas Howe, Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia [São Paulo: Mundo Cristão, 1999], p.26). A Bíblia foi escrita dentro dos padrões antigos de linguagem e segundo a compreensão científica que eles tinham naquela época. Por exemplo, podemos recordar que antigamente acreditava-se que a terra era plana e não redonda...
Porém o que queremos focar aqui é o poder de Deus sobre todo o universo e sobre todas as coisas e que esse poder Ele quer, também, dar a todos que desejarem se aproximar Dele e se tornar como Ele. Recordemos, sempre, que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus porém perdemos essa imagem quando entrou o pecado no mundo e na nossa própria vida.
E voce, criança, adolescente ou adulto pode resgatar essa semelhança divina se aproximando cada vez mais de Deus e conhecendo de uma forma mais profunda a Sua Palavra. Não deixe de ler a sua Bíblia diariamente e Deus vai se revelar a voce.
QUAL O TAMANHO DO SEU DEUS?
August 13, 2018
Reflita nessa mensagem e perceba o tamanho que Deus tem para você. A Bíblia diz que Ele é infinito em tudo: em misericórdia, em perdão, em amor e consequentemente em tamanho. Quando lemos a Bíblia começamos a conhecer as coisas grandiosas que Deus fez como, abrir o Mar Vermelho para o Seu povo atravessar, parar o sol e a lua para que o Seu povo vencesse a batalha, ajudar Davi a matar o gigante Golias e muito mais...
Leia a Bíblia e veja o tamanho do Seu Deus. Ele é inimaginável!!!
Veja a conversa de um pai com seu filho:
Um garoto perguntou ao pai.
-Pai, qual o tamanho de Deus?
Então ao olhar para o céu, o pai avistou um avião e perguntou ao filho.
-Filho, que tamanho tem aquele avião?
O filho então respondeu: ele é muito pequeno, quase não dá para vê.
Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião, perguntou:
-Filho, e agora qual o tamanho desse avião?
O menino então respondeu: -nossa pai, esse é enorme.
Então sabiamente o pai disse ao filho: -assim é Deus, o seu tamanho vai depender da distância que você estiver Dele. Quanto mais perto você estiver
Dele, maior Ele será na sua vida.
A ARTE DE ESCREVER.
August 07, 2018
Podemos e devemos estimular a arte de escrever nas nossas crianças e, de repente, poderá brotar algum talento que estava escondido. Esse pequeno texto abaixo foi escrito por uma das nossas netas de 8 anos de idade (Letícia) de uma forma espontânea. Podemos observar ai que ela usou da sua imaginação infantil quando o elaborou. Estimule seu filho a escrever, a contar as suas experiências com Deus, algo novo que ele descobriu no seu dia a dia. Isso é muito saudável!!!
Vamos ao texto escrito por Letícia.
A MENINA ATRAPALHADA.
Era uma vez uma menina que se chamava Laurinha. Ela gostava muito de brincar, mas sempre que tocava alguma coisa ela quebrava. Um dia ela foi almoçar e quando pegou o prato, o prato caiu e quebrou. Ela chamou a sua mãe e mostrou o prato no chão, então sua mãe disse para ela ficar no seu quarto, sozinha, porque no quarto dela tudo era de plástico.
Reflita sobre esses pontos abaixo e estimule o seu filho a escrever, soltar a sua imaginação, criar estórias, transformar as suas experiências em contos....
1- Dentre outros há dois tipos de escritor: aquele que faz você pensar e aquele que faz você sonhar.
2- Sem dúvida, cada ser humano sempre tem, pelo menos, uma boa estória ou história para contar.
3- O bom escritor precisa ser um bom leitor.
4- Você pode escrever sobre as suas próprias experiências, ou sobre experiências de outros. Porém faça sempre com entusiasmo!!!
5- Não tenha medo de cometer erros enquanto escreve. Isso é normal. Quando reconhecemos os nossos erros crescemos e produziremos um trabalho melhor em outra oportunidade.
6- Quando uma sentença chega ao fim, o escritor deve dizer a si mesmo: “enquanto eu estava escrevendo eu percorri um longo caminho. Agora termino este parágrafo com a consciência de que arrisquei o bastante e dei o melhor de mim mesmo.”
A imaginação infantil.
Alguns estudiosos falam sobre o processo criador na criança enfatizando que a imaginação ampara-se em experiências vividas pela própria criança ou pela sua observação em experiências alheias com o intuito de imitar aquilo que observou. Assim, a criação não surge do nada, dependendo de estímulos externos e que, tanto os pais como educadores, devem estar atentos a esses estímulos recebidos pela criança.
O mesmo se dá com a imaginação da criança. Ela não é bela se não for criada pela criança. Se a criança diz que crê na Fada do Dente porque seus pais a fizeram acreditar que essa fada existe, não há imaginação envolvida no processo. A criança, neste caso, crê, e crê em algo que todos sabem que, em última instância, é uma fantasia criada por seus pais, menos ela. Quando uma criança consegue realmente criar, desenhar algo a partir da realidade, criar pequenos versinhos, cantar para o irmão mais novo dormir, isso é belo, porque é fruto do esforço da criança de elaborar uma super-realidade a partir do que ela observa.
Abaixo uma curta estória que Letícia escreveu com base em uma realidade que tem vivido.
O elefante rosa-choque-amarelo.
Era uma vez um elefante. Ele era um dentista muito legal. Todas as crianças que chegavam lá ele dava doces, bombons e muito mais. Só que a mãe dele dizia para não dar mais doces porque ele é um dentista. O dono do consultório explicou à ele que dentista não dá doces e sim escovas de dente e pastas de dente. Então ele começou a seguir as regras e todos viveram felizes para sempre!aginação e criou algo novo baseado, com certeza, em alguma experiência vivida ou em alguma observação de experiências vividas por outros. Assim brota a imaginação e criação na mente de uma criança. Ela não surge do nada, e depende estímulos externos que podem ser dados pelos pais e educadores.
OBS: Amiguinho: se você já tem uma estória e quiser publicar nesse espaço, pode entrar em contato conosco pelo email: verajonessilva@hotmail.com e teremos prazer em lhe atender.
A BRINCADEIRA ESTIMULA A IMAGINAÇÃO.
August 06, 2018
Criatividade infantil - o segredo é deixar a criança brincar.
Estamos hoje vivendo em uma era de grande desenvolvimento tecnológico, porém devemos ter cuidado para não esquecer que as crianças precisam brincar. Quem não se lembra das brincadeiras de casinha, de boneca, de professora, de empinar arraia, jogar bola, andar de bicicleta. Brincadeiras saudáveis onde viajávamos no tempo e exercitávamos o corpo. Devemos ter em mente de que a brincadeira estimula a imaginação, ajuda no desenvolvimento cerebral e garante adultos mais seguros. Não devemos permitir que as crianças se tornem escravas desse mar de consumismo, onde as suas mentes são escravizadas e a criatividade embotada. A criatividade da criança não tem fim e é a partir dai que surgem adultos inovadores trazendo alternativas para a vida em sociedade. Devemos ter cuidado para que as coisas pequenas e as curiosidades que tínhamos como crianças se transformem com o tempo e roubem a nossa alegria de viver. Mais cuidado ainda devemos ter com relação às crianças de hoje que recebem responsabilidades muito cedo, tem uma agenda cheia e são alimentadas com doses diárias da vida adulta. Sem querer os adultos vão minando a criatividade da criança causando muitas vezes insegurança, medo de se expor, timidez...
Segundo a psicopedagoga Irene Maluf a forma mais importante de cultivar a criatividade de uma criança é deixa-la brincar, brincar e brincar. Crianças que brincam pouco durante a primeira infância revelam problemas de alfabetização e aprendizagem em geral, pois permanecem imaturas por não terem desenvolvidas habilidades iniciais básicas.
A participação dos pais nas brincadeiras das crianças é fundamental para o seu desenvolvimento e segurança. Além de que estreita o relacionamento afetivo e espiritual. Qual a criança que não gosta de sentar com os pais para ouvir ou ler uma estória? Que tal desenvolver uma peça de teatro passando valores morais e cristãos que o mundo tanto precisa hoje? Estaremos, assim, formando uma geração com caráter para serem nossos futuros governantes. Estaremos preparando um mundo melhor para aqueles que estão por vir. Os adultos precisam entender que o cérebro da criança precisa brincar, assim como precisa de oxigênio e alimento. É importante proporcionar para a criança ambientes amorosos, ricos em estímulos e seguros que permitam experiências exploratórias, despertem a curiosidade e o desejo de criar e modificar. Isso torna o cérebro mais preparado e propenso para aprender. Uma criança que é estimulada a usar sua imaginação, se torna um adulto mais seguro na tomada de decisões e com maior senso crítico na resolução de problemas.
O que não devemos fazer com relação à criança:
1- Criticar em excesso.
2- Transformar televisão, tablet e celular em brinquedo.
3- Deixar a criança desocupada.
4- Imprimir uma agenda lotada para a criança.
Porém, não podemos falar de criança sem falar de disciplina. E a Palavra de Deus nos ensina sobre a disciplina e as consequências da falta dela. No livro de Provérbios o Espírito Santo deixou registrada várias recomendações divinas com relação a nossa conduta. Provérbios é o "Livro da Sabedoria" onde devemos nos espelhar para a nossa caminhada e ensinar também às nossas crianças.
Em Pv 23:13 lemos: "Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá".
Em Jó 36:10 lemos: "Abre-lhes também os seus ouvidos, para sua disciplina, e ordena-lhes que se convertam da maldade".
Em Hb 12:8 lemos: "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos."
Se meditarmos nessas 3 passagens, vemos que a falta de disciplina pode nos tirar a herança de sermos filhos; a falta de disciplina pode nos levar a cometer maldades e vemos também a recomendação divina de não tirar a disciplina dos nossos filhos.
Portanto, disciplina é algo relevante diante de Deus na nossa caminhada. A melhor forma de infundirmos temor a Deus nas nossas crianças é ensina-las nos caminhos do Senhor e orar para que elas tenham experiências com Deus onde seus corações e mentes serão transformados e contribuirão para um mundo melhor aqui na terra.
O homem está perdido, com valores deteriorados por ter se afastado de Deus como aconteceu nos dias de Noé. Mas aqueles que se abrigam no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará. Receberão a proteção divina para sua casa e sua família.
Que Deus abençoe as famílias com a revelação do pano divino para cada uma delas. A família foi a primeira instituição criada por Deus na face da terra, está no Seu plano mantê-la e ninguém tem poder para mudar esse plano.
O DEVER DE TODO PAI E EDUCADOR CRISTÃO.
January 22, 2016
O dever de todo pai ou educador cristão é ensinar a criança a andar nos caminhos do Senhor. Assim como é no natural é também no espiritual; e se, diante do desenvolvimento natural de uma criança temos etapas a cumprir, o mesmo acontece no desenvolvimento espiritual.
Vejamos algumas passagens bíblicas que podem nos orientar nesse proceder e trazer grande benção à vida dos nossos pequenos. Eles estão nas nossas mãos, mas pertencem a Deus, portanto queremos ser fiéis levando-os ao conhecimento do Senhor e ao propósito de Deus na vida de cada um.
Em Efésios 6:4 lemos: "E vós, Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas cria-os na disciplina e na admoestação do Senhor".
Vemos portanto que a disciplina é uma recomendação divina, assim como a admoestação.
Admoestar tem como sinônimos: aconselhar, orientar, propor, sugerir....
Disciplinar tem como sinônimos: corrigir, ensinar.
Hoje existe muitos que advogam a não disciplina para os filhos, inclusive leis já foram criadas dando a oportunidade dos filhos denunciarem os pais que aplicam alguma correção. A virtude, porém, está sempre no equilíbrio das nossas ações e pensamentos. Não estamos aqui defendendo o espancamento, ou coisa semelhante, dos pais com relação aos filhos, mas uma disciplina correta, inclusive com o caráter não só de corrigir mas também de ensinar. Isso veremos mais tarde de uma forma mais detalahda.
Admoestar como vemos acima, tem o sentido de aconselhar, orientar, propor, sugerir. Naturalmente que dependendo da faixa etária da criança temos que dosar a disciplina e a admoestação. Sabemos que uma criança maior tem um nível de compreensão que não é o mesmo de uma criança de dois anos. Sabemos, também, que uma criança de um, dois, três anos já manifesta de uma forma clara a natureza herdada de Adão (natureza adâmica ou de pecado) e que o seu nível de compreensão só vem quando recebe uma boa palmada. Então, muitas vezes, muito diálogo não funciona nesses casos, e se os pais não mostram à criança que ela será disciplinada de uma forma física, passarão vergonha diante de outros que estiverem presentes no momento. Chamamos a atenção, também, que mesmo aplicando uma disciplina física, os pais devem explicar porque a criança está sendo disciplinada para que ela vá adquirindo a consciência do seu erro; outro detalhe a considerar é que a disciplina não deve ser dada em público, mas de uma forma privada entre pais e filhos.
Sabemos que a dor física traz ao nosso cérebro a lembrança do nosso erro e inibe a reincidência daquele ato. Isso também acontece conosco, adultos e Deus muitas vezes não nos poupa do castigo físico. Ele entende bem como criar filhos!
São questões como essas que pretendemos levar aos pais e educadores para reflexão, baseada na Palavra de Deus. Sem dúvida, toda a orientação que necessitamos para a nossa conduta diária e responsabilidades podemos encontrar na Bíblia tendo sempre o aval do Senhor - o que nos deixa muito confortável para agir diante de cada circunstância.
É com esse propósito que convidamos os pais e educadores a participarem e enriquecerem esse trabalho, lendo, divulgando e seguindo os ensinamentos bíblicos para a formação de uma nova geração - "a geração eleita do Pai".
OS DEZ MANDAMENTOS REGENDO A NOSSA VIDA.
February 08, 2016
Encontramos "Os Dez Mandamentos de Deus" em Êxodo 20. 1 a 171, que na verdade são "Dez Promessas" dadas a Moisés por Deus no Monte Sinai. Essas "Dez Promessas" foram dadas depois de um encontro sobrenatural de Moisés com o Senhor, encontro esse tão poderoso que esse profeta desceu do Monte com o seu rosto resplandecendo, manifestando a glória de Deus.
E porque são "Promessas" e não "Mandamentos"?
Porque Deus sabe que só poderemos cumprir essas ordens se Cristo estiver em nós, reinando no nosso ser; impossível cumpri-las através da nossa natureza carnal. Porém, Deus não exige nada de nós sem antes nos dar a condição e os meios de atingir as metas por ELE estabelecidas e propostas. ELE nos prometeu a vida de Cristo se formos obedientes , pois sabe que só teremos condição de cumprir os Seus Mandamentos se Cristo as cumprir por nós. "Cristo em nós, a esperança da glória".
Se hoje não matamos, não roubamos, é porque essa área já foi conquistada por Cristo em nossa vida e estamos debaixo da Sua misericórdia; porém se o Senhor tirar essa misericórdia, fatalmente cometeremos esses delitos. Se ainda mentimos, é porque essa área da nossa vida ainda não foi conquistada pelo Senhor ou foi conquistada parcialmente.
No culto doméstico com as crianças, sugerimos aos pais trabalharem esse tema, com o propósito de conscientizá-las das práticas que não devem adotar em sua conduta. Devido a esse fato, estamos postando e relembrando aos pais esse conteúdo tão importante para a nossa caminhada cristã.
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
1-Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6 - Não matarás.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Podemos observar que não são coisas fáceis de serem cumpridas e impossíveis para a nossa natureza humana. Se voce já logrou cumprir alguns desses mandamentos é porque Cristo já está reinando em voce nessas áreas! Leve a sua criança a esse entendimento também!!
Lembre: O Senhor sempre cumpre as Suas promessas, se nos rendemos a ELE!