top of page
Buscar
verajones2

Parábola do Joio e do Trigo - Projeto "Deixai vir a MIM as criancinhas".

Atualizado: 17 de mar. de 2022



Olá crianças. estamos de volta para conhecermos sobre as parábolas de Jesus e aprender muito com Ele. Voces sabem que Jesus disse aos Seus discípulos que não impedissem que as crianças fossem até Ele? E porque Jesus disse isso?



Ele falou isso por que queria ensinar às crianças sobre o Reino de Deus e tudo de bom que encontramos lá. Então Ele começou a contar muitas histórias que nós chamamos de "Parábolas", tanto para os adultos como para as crianças. E essas par´bolas estão todas na Bíblia, voces sabiam? Aliás, antes que eu me esqueça de perguntar, voces já compraram a Bíblia de voces? É sempre bom ler todo dia uma passagem da Bíblia para conhecer mais a Jesus e ao Reino de Deus.


Outra coisa que quero perguntar a voces, é se voces sabem o que é uma "Parábola". Podemos dizer que uma "Parábola" é uma narrativa ou uma história, que pode ser real ou criada, mas que sempre nos traz uma mensagem. E Jesus gosta de ensinar contando parábolas por que fica melhor para as pessoas entenderem a mensagem.


Então vamos hoje contar a "Parábola do Joio e do Trigo", ok?

Para voces entenderem melhor, eu vou falar um pouco dessas plantas (joio e trigo), e dizer para que servem e quais as diferenças entre elas.

O joio é uma planta que tem um talo rígido e pode crescer até 1m de altura. Na fase jovem o joio e o trigo são muito semelhantes (parecidas) e nós só vemos as diferenças quando chegam na fase adulta. O joio tem o seu tronco coberto por pelos finos, parecido com o milho e no seu topo pode nascer uma flor rosácea nos meses do verão. As suas folhas possuem cor verde um pouco pálida e as suas sementes nascem dentro de uma cápsula; porém como o joio é uma erva daninha, ou seja, não serve para nada a não ser para atrapalhar a plantação do trigo, as suas sementes se ingeridas podem nos causar intoxicação. Por essa descrição do joio, podemos ver que ele pode ser comparado ao homem mau que só faz atrapalhar e impedir que nós andemos com Jesus. Os biólogos chamam o Joio de "Erva Daninha".


Vejam como o trigo se parece com o joio.

Só na fase adulta da planta é que vamos ver a diferença.



E o trigo, o que sabemos sobre ele? a Primeira coisa que podemos falar é que o trigo serve para a nossa alimentação e podemos fazer várias receitas com ele na cozinha da mamãe. Voces lembram do quibe que é feito com trigo; e aquele pãozinho gostoso que comemos no café da manhã, junto com aquele bolo saboroso que a mamãe faz.... Tudo isso é feito com a farinha de trigo, não é verdade?


Então, em termos de aparência, o joio e o trigo são muito parecidos e o perigo é que quando o homem planta o trigo, de repente, nasce o joio junto dele e começam a crescer juntos. Se o agricultor não ficar atento, o joio pode matar a plantação de trigo porque o joio vai tirando os nutrientes da terra e o trigo, sem uma boa comida, vai ficando fraco e pode até morrer. Não é assim que acontece conosco quando deixamos de comer ou comemos mau?


Então, além de já sabermos que o trigo serve para a nossa alimentação e o joio não serve, podemos observar algumas diferenças entre essas duas plantas que eu vou relatar aqui:

O trigo está a sua direita com espigas castanhas. Veja como ele se curva e o joio continua altivo, crescendo sempre para cima. Quando nós nos curvamos diante de Deus, significa que reconhecemos a grandeza Dele e o Seu poder.


O que distingue o joio do trigo, por exemplo, é a formação da sua espiga. No joio suas espigas são mais alongadas que a do trigo; ele quer mostrar que é mais poderoso, que pode crescer mais que o trigo. Quando essas duas plantas chegam na fase adulta, as espigas do trigo são de cor castanha enquanto que as do joio são de cor preta. E essa diferença de coloração ajuda ao agricultor a distinguir o joio (erva daninha - representando o mal) do trigo (que serve para a nossa alimentação - representando o bem). Mas essa diferença nós só vemos na fase adulta dessas plantas.


Veja a diferença da semente do joio e do trigo. O joio a sua esquerda é só palha que só serve para queimar no fogo, enquanto que a semente do trigo serve para a nossa alimentação.




No Brasil os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul são os maiores produtores de trigo, mas nós ainda importamos muito trigo da Argentina e é por isso que o pão que consumimos, as vezes, fica mais caro, por que o trigo é comprado em dólar.



Mas o que foi que Jesus quis nos ensinar com essa história. Vamos, então, conhecer a parábola do Joio e do Trigo? Ela está na sua Bíblia em (Mt 13:24-30).


Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. (Mateus 13:24-30)


Mas jesus não deixa nada sem explicação e Ele gosta quando nós perguntamos. Então vamos conhecer a explicação de Jesus?


  1. O homem que semeia a boa semente no seu campo é Jesus.

  2. O inimigo que semeia o joio é o diabo que faz isso através dos homens maus.

  3. O campo é o mundo que vivemos.

  4. A ordem será dada aos anjos por Jesus para que chegando a hora da colheita eles retirem primeiro o joio e queime no fogo, (homens maus) e o trigo eles juntem no celeiro de Deus (o Seu reino) que são os homens bons.

Então, como nós estamos andando com Jesus, nós seremos sempre o trigo e vamos continuar deixando Ele plantar essa semente no nosso coração, ok?


Para concluir eu quero dizer para voces que Jesus é o "Pão da Vida". É o pão espiritual que nos alimenta todos os dias.



Tchau crianças.

Até outro dia com uma outra parábola

de Jesus!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page